Blog

A revolução da jurimetria no Direito

14 de Agosto de 2019

Já imaginou poder prever resultados de ações jurídicas, tendo a capacidade de planejar as melhores estratégias e se orientar pelo levantamento de dados específicos?

Com a jurimetria, isso vem se tornando cada vez mais possível. Ela é, de maneira simplificada, a aplicação da estatística no Direito. Essas informações são aplicadas a softwares jurídicos e possibilitam que advogados vislumbrem possíveis cenários para determinados processos, com probabilidades e modelos estatísticos.

Essa é uma excelente ferramenta para planejar as melhores estratégias. Alguns exemplos do que pode ser feito através da jurimetria é um levantamento das posições de cada magistrado em relação a determinados temas, além da listagem das teses que embasam suas decisões. Assim, o advogado consegue determinar a melhor maneira de atuação com cada juiz, traçando táticas com base em previsões reais. A chance de sucesso, portanto, aumenta significativamente.

Além de tudo isso, ao contar com informações privilegiadas sobre os fatores que influenciam o andamento de um processo, é possível orientar o cliente com mais segurança e esclarecer as chances que ele tem com base em fatos reais.

Também é uma possibilidade de o advogado se planejar com maior antecedência, descobrindo, por exemplo, se a ação vai demorar ou não, algo importante na hora de estabelecer se vale a pena ou não usar todos os recursos possíveis ou se um processo com perda provável importará numa condenação maior ou menor em razão de juros e correção monetária.