Blog

Advocacia: mudanças necessárias para os novos tempos

29 de Agosto de 2019

As mudanças tecnológicas, as forças do mercado e as transformações culturais pelas quais nossa sociedade está passando estão transformando a advocacia. Para sobreviver a esses novos tempos, os escritórios precisam se reinventar.

Nós do Hermann Advogados estamos encarando esse processo. Abaixo, elencamos três aspectos importantíssimos dessa mudança. Confira!

1. Em busca de uma nova cultura

Cada organização possui sua própria cultura, a maneira como as coisas são feitas dentro dela. São certos valores, suposições e comportamentos implícitos ou explícitos que seu grupo de trabalhadores compartilha e define como ele se relaciona com o trabalho, busca por soluções, problemas e mudanças.

A questão é que a cultura estabelecida nos escritórios de advocacia precisa ser transformada. Os novos tempos exigem ambientes que estimulem a criatividade, a inovação, o aprendizado contínuo e o empreendedorismo. Além disso, precisam ser menos rígidos, mais abertos às transformações e diversos. Só assim é possível criar um ambiente propício para a criação de soluções disruptivas para os novos desafios do mercado. 

2. Mais tecnologia

Incorporar a tecnologia no dia a dia é também uma forma dos escritórios se atualizarem.  Utilizar sistemas, softwares e dados são uma excelente forma de conseguirem entregar mais valor para seus clientes e criarem uma diferenciação competitiva no mercado.

Além de facilitar o trabalho, eles permitem criar previsões mais precisas, tornar procedimentos mais velozes e oferecer mais subsídios aos advogados.

3. Modelo de negócios

Outra mudança que os escritórios de advocacia devem passar é em relação ao modelo de negócios. Anteriormente centrados nos processos judiciais, eles precisam começar a entende-los apenas como uma parte do trabalho e não como seu foco principal. Assim, precisam buscar outras formas de entregar valor para seus clientes.