Blog

Employee Value Proposition: o que você precisa saber

18 de Setembro de 2019

A Employee Value Proposition (EVP) nada mais é do que a proposta de valor de contratação de uma empresa. As vantagens profissionais que a sua organização oferece para seus funcionários devem ter seus elementos bem definido. Empresas com uma proposta de valores bem estabelecida têm mais chances de reter seus colaboradores e apresentar uma boa reputação no mercado de trabalho.

Alguns elementos que uma EVP pode conter são salários acima da faixa de mercado, política de promoções, flexibilidade de horários, plano de saúde com atendimento odontológico, plano de carreira, ambiente de trabalho acolhedor e uma cultura de organização.

É importante ter em mente que a Employee Value Proposition de uma empresa é mutável e deve regularmente ser reavaliada. É preciso que a proposta acompanhe o crescimento e desenvolvimento da empresa e as mudanças de cultura de organização.

 

Como definir sua EVP

Para as organizações que ainda não tenham elaborado sua EVP ou que procurem melhorar a sua, aqui estão algumas dicas de como criar uma proposta de valores consistente.

  • Converse com seus antigos e atuais colaboradores para entender suas impressões e expectativas da empresa;
  • Organize um focus group para identificar qual a imagem da sua organização no mercado;
  • Consulte especialistas no assunto, como coaches empresariais e profissionais de relações públicas;
  • Faça uma pesquisa em sites de avaliação de empresas e observe o que se fala do seu negócio.

 

Benefícios de se ter uma EVP

Um estudo da Harvard Business Review constatou que uma má reputação pode custar um investimento de pelo menos 10% a mais na contratação de funcionários. Segundo a publicação, uma corporação com 10.000 funcionários nos Estados Unidos pode gastar até $7,6 milhões em salários adicionais para compensar uma má reputação.

Ou seja, os benefícios de se ter uma Employee Value Proposition são inúmeros, variam desde vantagens financeiras até maior produtividade do corpo de funcionários. Por isso, é recomendado que se envolva os colaboradores no processo de construção da EVP. Além de trazer autenticidade para o projeto, promove um ambiente de harmonia entre os valores pessoas dos empregados e a identidade corporativa do empregador.  

Funcionários em sintonia com os valores de sua empresa são funcionários motivados e produtivos.