27 de Novembro de 2019

5 perspectivas sobre o futuro do RH

Com o surgimento de novas tecnologias, novos formatos de serviços e novas interações com o consumidor, as relações de trabalho já mudaram. E ainda vão mudar mais. Profissionais de todas as áreas já buscam se adaptar à nova realidade e precisam estar atentos às novidades que ainda estão por vir. Além disso, a chegada da geração Z ao mercado de trabalho acentua essas novas relações.

Em um momento de mudanças tão focadas nos relacionamentos de trabalho, um dos departamentos que mais precisam se adaptar é o Recursos Humanos. Se antes o setor era um executor de recrutamento e seleção, agora já é muito mais estratégico e estende sua atuação às demais áreas da empresa. Mais do que isso, é nesta esfera em que será feita a gestão e retenção de talentos necessários à sustentabilidade da organização. Não à toa, os gestores devem estar sempre um passo à frente quando se fala em tendências que vão conduzir o futuro do RH.

Pensando nisso, buscamos 5 tendências para o futuro do RH que você deve começar a colocar em prática já!

 

1 - As novas gerações exigem maior flexibilidade

A geração Z, nascida em meados da década de 1990, já chegou ao mercado de trabalho e a Alpha não demora muito. Estas gerações reforçam e consolidam uma mudança iniciada pelos seus antecessores, os millennials. Inquietos, ágeis e nativos digitais, esses novos trabalhadores estabelecem uma relação de hierarquia bem diferente. Em estudo recente, o chamado NextGen, a PwC trouxe dados coletados com quase 200 mil funcionários desta geração. Os resultados jogam luz sobre a necessidade de flexibilidade:

  • 66% alteraria horários de trabalho;
  • 62% gostaria de trabalhar em casa eventualmente;
  • 15% dos profissionais do sexo masculino e 21% do sexo feminino abririam mão de salário e velocidade de progressão de carreira para trabalhar menos horas por dia;
  • Gostam de feedback contínuo;
  • 41% gostaria de ser recompensado ou reconhecido pelo trabalho, ao menos uma vez por mês, contra 30% dos profissionais mais velhos.

Os dados comprovam também que as necessidades migraram de transacionais (satisfação com o trabalho, controle sobre o trabalho e oportunidade de desenvolvimento), em gerações anteriores, para sociais (coesão de equipe, apoio e valorização pelo líder e flexibilidade) nestas. Isto afeta diretamente as estratégias do RH para manter a motivação e engajamento da equipe.

 

2 - Os dados também irão orientar a gestão de pessoas!

O embasamento em dados é uma tendência em todas as áreas. As inovações tecnológicas já ajudam a suprir de informações quase todos os setores de uma organização. Inclusive o departamento de recursos humanos. O desempenho do clima organizacional também poderá ser mensurado e retirado do campo da intuição. As decisões passam a ser fundamentadas em informações estratégicas extraídas da própria operação. Ficam no passado os pareceres vindos de intuição e conselhos. Outro estudo realizado pela PwC mostra que 39% dos executivos de grandes empresas já fundamentam suas decisões em dados.

 

3 - A atividade principal está mudando

Assim como outros departamentos, o de Recursos Humanos será interdisciplinar. Os profissionais de RH devem, desde já, iniciar uma maior integração com outras áreas, como, por exemplo, o marketing. Assim, irá expandir sua presença na companhia e diminuirá sua atuação específica como é vista hoje. Além de orientar melhor os processos já executados, como recrutamento e seleção.

 

4 - O RH terá uma visão mais social

Lembra que as novas gerações passaram a ter necessidades mais sociais do que transacionais? Isso significa que passa a ser de extrema relevância para a sustentabilidade da empresa valores como coesão de equipe, apoio e valorização pelo líder e flexibilidade. E quem irá gerenciar essas necessidades? O RH no futuro poderá utilizar ferramentas sociais para estimular comportamentos no desenvolvimento do negócio, fornecendo benefícios extras para os funcionários, ativos essenciais da organização e maiores representantes da marca.

 

5 - Engajamento aumenta por meio da gamificação

Você já ouviu falar do conceito de gamificação? Essa é uma das ferramentas para engajar melhor os integrantes da organização. Consiste na utilização dos conceitos vindos do mundo dos games. No caso do RH serve para motivar as pessoas em busca de um objetivo.

Esse método incentiva, por exemplo, feedbacks constantes, recompensas, colaboração entre os times e demais ações para engajar os colaboradores. Existem várias possibilidades para transformar os processos considerados simples e rotineiros em divertidos e interessantes, como a aplicação de treinamentos.