08 de Maio de 2019
5 tendências em gestão de pessoas para os próximos anos
Já passou a época em que os colaboradores eram vistos como simples componentes de uma organização, que poderiam ser substituídos facilmente. Por isso, instituições vêm se voltando especialmente para a trajetória completa dos profissionais; desde a contratação até o desenvolvimento deles dentro da companhia. E esses esforços se traduzem no método de gestão de pessoas, que é o conjunto de estratégias direcionadas ao desenvolvimento dos trabalhadores.
Não é segredo que investir na gestão de pessoas em empresas é um método para fazê-las crescerem. Afinal, com equipes satisfeitas, aumenta a produtividade, a qualidade dos resultados e, consequentemente, o sucesso do seu negócio.
A tecnologia tem impactado muito esse setor. Hoje, o ambiente empresarial é marcado por uma grande competitividade entre as companhias, tanto para serem mais atrativas a novos talentos quanto para aumentarem a eficiência de seus processos. Para você não ficar para trás, separamos as 5 principais tendências desse setor!
1 - Uso de Inteligência Artificial
Essa estratégia surge com o objetivo de tornar processos cotidianos e que costumam ser manuais mais simples. Afinal, a Inteligência Artificial reconhece de modo facilitado padrões e tendências, tornando possível a automatização de processos e insights sobre os dados coletados. Ela está presente, por exemplo, em sistemas de biometria, que reconhecem pessoas através de digitais, da íris ou da voz. Através dela, é possível automatizar índices como frequência dos trabalhadores e cálculo de horas-extras. Outra tática que também está sendo muito utilizada pelas organizações são Bots, que realizam pesquisas, avaliações e análise de dados em poucos segundos. Através de chats, por exemplo, podem oferecer respostas imediatas às perguntas mais frequentes dos empregados.
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2 - Employee Experience
Também conhecida como experiência do empregado, o objetivo é identificar como os colaboradores estão se sentindo em relação à instituição e estabelecer estratégias para melhorar o ambiente de trabalho. Através da oferta de experiências positivas, este método faz com que as equipes se sintam acolhidas, aumentando a retenção de talentos, a produtividade da empresa e a conquista de metas.
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3 - Onboarding e offboarding
Referindo-se, respectivamente, à contratação e ao desligamento de integrantes das equipes, o onboarding e o offboarding se propõem a oferecer a melhor experiência possível para os profissionais durante esses dois processos. Integrar novos contratados é muito importante, já que isso os torna parte efetiva da equipe, oferecendo a eles um senso de pertencimento e, consequentemente, aumentando seus resultados. E deixar um trabalhador ir embora insatisfeito com a sua empresa é um grande erro, já que isso pode diminuir sua reputação, reduzir o interesse de outras pessoas e acabar gerando um passivo trabalhista.
Mais informações sobre esses dois processos estão disponíveis aqui, um material mais aprofundado que produzimos.
4 - Desenvolvimento de soft skills
Colaboração, comunicação eficaz, liderança, flexibilidade. Todas essas competências fazem parte das soft skills, que englobam habilidades comportamentais e mais subjetivas, mas extremamente importantes para o alcance de bons resultados dentro de equipes. Focar no desenvolvimento dessas características é mais uma tendência da gestão de pessoas. Afinal, a habilidade de trabalhar em equipe e solucionar problemas de forma disruptiva é muito importante.
5 - Gamificação
Estratégias, mecanismos e, como o próprio nome já diz, elementos que simulam jogos consistem na gamificação. Algumas empresas estão implementando este método nas equipes, para que a produtividade seja incentivada de maneira positiva. Assim, além de melhorar o processo de trabalho enquanto ele acontece, essa tática também oferece recompensas, o que também aumenta o sucesso da organização.
Agora que você conhece as tendências da gestão de pessoas para os próximos anos, já pode começar a colocá-las em prática. Assim, você garante que sua empresa terá estratégias para seguir atualizada e não fica para trás enquanto a competição se adapta aos novos tempos.