01 de Abril de 2020

A maior mentira do mundo

Nosso propósito é promover a relação positiva entre capital e trabalho. Essa definição ocorreu porque estávamos cansados daquela dualidade CAPITAL versus TRABALHO, da luta de classes entre quem trabalha e quem é dono do dinheiro.

Mas e o Coronavírus? Que baita oportunidade de quebrar, de vez, com esse paradigma! Que grande chance de tornar essa a maior mentira do mundo!

Vamos aos fatos!

A partir de 1930, tivemos no Brasil a Era Vargas, que nos presenteou com a famigerada CLT, Consolidação das Leis Trabalhistas, acentuando a partir de uma legislação específica um movimento que já existia há bastante tempo. Criou-se a figura do hipossuficiente, o trabalhador que não tinha forças para negociar de igual para igual seu próprio contrato de trabalho com seu patrão. Esses personagens não podiam sentar na mesma mesa!

Dando um bom salto na História, estamos vivenciando em nosso país o ápice de uma polarização decorrente de décadas de embate ideológico, nos quais todo brasileiro, sem exceção, está condenado por todas suas futuras gerações a ser ou de “um lado” ou de “outro”. Esses personagens não podem sentar na mesma mesa e, mais do que isso, não podem nem ficar no mesmo recinto sem ofender um ao outro. Amigos deixaram de ser amigos nas redes sociais e na vida.

E agora, meu amigo, todos estão desnorteados, patrão e empregado, direita e esquerda!

A única experiência semelhante pela qual um ser humano vivo passou se deu entre 1918 e 1920, quando o Mundo foi assolado pela Gripe Espanhola. Há exatos 100 anos atrás a epidemia foi controlada, o que significa que apenas alguns bons e saudáveis velhinhos estavam vivos, mas recém nascidos, o que significa dizer que a atual pandemia do Coronavírus com certeza é a principal experiência catastrófica de caráter mundial pela qual eu e o leitor deste texto, seja ele quem for e que idade tiver, vivenciamos.

A humanidade está entrando inexoravelmente no evento mais transformador de nossas gerações, arrisco dizer mais ainda que a Segunda Guerra Mundial, pois hoje vivemos em um mundo globalizado e com as distâncias cada vez mais curtas em decorrência da tecnologia. A economia do nosso país será diferente. A economia do mundo será diferente. Na realidade, já são diferentes! Duvido que exista alguma pessoa que não conheça alguém muito próximo que já não tenha sido afetado negativamente de alguma forma pela crise decorrente da paralisação da economia.

O cenário que se avizinha é tão catastrófico que é impossível reconstruirmos nosso mundo se todos, trabalhadores e patrões, não se unirem, deixando para trás o momento histórico que os levou a ficarem em lados opostos!

Sem empatia mútua não conseguiremos nos recuperar. Sem empresa não há emprego, sem empregado não há empresa. CAPITAL E TRABALHO NÃO SÃO OPOSTOS, SÃO COMPLEMENTARES! Que sentem-se na mesma mesa e dialoguem saídas possíveis e benéficas para ambos. Que voltem a ser amigos, nas redes sociais e na vida, para que, juntos, consigam se recuperar e construir uma nova História, com “H” maiúsculo. Que um dia possamos contar aos nossos filhos e netos que fomos protagonistas de uma bonita história e responsáveis por tornar o mundo um lugar justo, harmonioso e próspero para se viver e trabalhar.

Vamos juntos escrever essa História, deixando essa luta no passado ao torná-la a maior mentira do Mundo?

Texto por Henrique Hermann