21 de Maio de 2019
Como a gamificação pode ajudar a sua empresa
Pode ser um grande desafio manter equipes corporativas engajadas e com interesse no trabalho que desempenham. Na tentativa de fazer isso acontecer, surgem várias tendências. Uma das mais recentes e que promete estar cada vez mais presente nas organizações é a gamificação.
O objetivo principal deste método é melhorar o desempenho geral das atividades, já que ele possibilita o alcance de resultados através de estímulos positivos. E esses estímulos, como o próprio nome indica, se baseiam na lógica de jogos.
Pense na estrutura de um game. A maioria é dividida em fases, sendo que, no final de cada uma, recompensas são oferecidas ao jogador. São esses desafios constantes e eventuais bonificações, de acordo com o desempenho, que tornam os jogos tão interessantes. E o mesmo acontece quando esse sistema é adaptado ao meio corporativo.
Leia também: Employee experience - entenda o que é e seus benefícios
Como implementar o sistema de gamificação na minha empresa?
Há diversas maneiras de fazer isso. Depois de selecionar os tipos de tarefas da sua companhia que podem ser adaptadas à gamificação, é hora de definir uma abordagem.
Se o foco for a criação, o desafio para os colaboradores pode ser o desenvolvimento de um produto ou serviço. Se existir um problema, trabalhadores podem tentar encontrar uma solução para ele.
Uma simulação de contratempos que possam acontecer no cotidiano da sua empresa pode estimular a criação de uma gestão de crise. Também é comum o método de pesquisa, em que um assunto pertinente à realidade do negócio é apresentado às equipes e o desafio é o debate dessa questão.
Após essa definição, é necessário alinhar a maneira com que os desafios irão se adaptar às políticas da instituição. É importante é oferecer feedbacks constantes aos colaboradores, já que é aí que eles podem compreender como estão se desenvolvendo e os resultados da adoção da gamificação.
E lembre-se: é essencial oferecer boas recompensas àqueles que alcançarem os propósitos dos jogos. Isso humaniza a participação e estimula a dedicação e a participação dos trabalhadores.
Leia também: 5 tendências em gestão de pessoas para os próximos anos
Quais são os benefícios de implementar a gamificação?
Um dos maiores benefícios é que erros deixam de ser visto pelas equipes como algo negativo. Quando eles acontecem, aliás, passam a ser pistas do caminho certo a seguir.
Além disso, a competição que se estabelece entre os colegas é saudável, problemas do cotidiano podem ser resolvidos, o trabalho em equipe é estimulado, o feedback por parte dos gestores é oferecido quase imediatamente, o senso crítico dos trabalhadores é desenvolvido e o conhecimento é absorvido de maneira mais fácil.
Agora que você já conhece todas as vantagens da gamificação, pode começar a implementá-la na sua companhia.