31 de Janeiro de 2020

Como promover diversidade na sua empresa

A sua empresa tem uma estratégia para combater a discriminação e promover a diversidade no ambiente de trabalho?

Pois 83% das organizações do ranking de Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil 2019 têm um profissional responsável por essa função.

É inegável que as novas gerações são muito mais engajadas com causas de acessibilidade, igualdade de gênero, liberdade religiosa etc. Com a diversidade em pauta, as empresas que buscam manter-se atualizadas não podem fugir desse debate. Já cansamos de ver corporações com condutas inadequadas terem sua imagem prejudicada nas redes sociais.

Em face dessa importante discussão, trouxemos este blog para refletir sobre as melhores medidas a se tomar para promover diversidade no ambiente de trabalho, além das vantagens que defender essa causa pode trazer à sua empresa.

 

Intenção não é tudo!

Uma empresa pode até se propor a contratar colaboradores pertencentes a minorias sociais, mas se o ambiente de trabalho não for inclusivo, a pessoa não permanece no emprego. Para evitar que isso aconteça, é preciso incentivar uma cultura corporativa aberta à diversidade. E como fazer isso?

Uma dica é conversar com funcionários de diferentes níveis hierárquicos e refletir sobre os valores que a sua empresa promove. Uma vez discutidos os pontos fortes e fracos da sua cultura organizacional, uma equipe composta por líderes e gestores pode elaborar um plano de ações para fortalecer ou criar uma consciência inclusiva no espaço de trabalho.

Após essa reflexão feita, precisamos garantir que a prática é condizente com a teoria. Para combater o preconceito entre os colaboradores, podemos estimular práticas e comportamentos em prol do respeito e diversidade, como advertir brincadeiras e comentários desrespeitosos.

 

Sobre os processos seletivos

Uma dúvida frequente na hora de implementar políticas de inclusão em empresas é: eu preciso contratar pessoas apenas porque elas pertencem a minorias sociais?

A resposta dessa questão é não. Todo o cerne do respeito à diversidade é justamente não contratar ninguém com base em gênero, orientação sexual, cor ou idade. Deve-se eleger a pessoa pelas suas qualificações técnicas para a vaga.

No entanto, é importante ressaltar que, quando recrutadores usam de algum tipo de viés – inconsciente ou consciente - na contratação, minorias raciais ou sociais dificilmente são beneficiadas:

Praticamente sete em cada 10 profissionais negros já sentiu que perdeu uma vaga de emprego por conta de sua cor, aponta pesquisa.

Em 2015, um levantamento da companhia Elancers, que atua com seleção e recrutamento, mostrou que 38% das empresas brasileiras não contratariam funcionários assumidamente LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) para cargos de chefia.

Mas como garantir um processo seletivo justo, então?

Nós podemos usar esse mesmo viés que ‘discrimina’ minorias a seu favor! Por exemplo: que tal contratar recrutadores que pertençam a algum grupo social, étnico ou religioso marginalizado? Dessa forma, essas pessoas terão mais empatia na hora de escolher iguais a elas para integrar a equipe de colaboradores da empresa.

 

Quais as vantagens de promover diversidade na sua organização?

Hoje em dia, é mais comum as pessoas quererem trabalhar por um propósito maior, não só por um bom salário. Empresas acolhedoras e inclusivas são atraentes e dignas de admiração neste mercado de trabalho cada vez mais envolvido com causas sociais.

Além do fator admiração, promover diversidade e combater preconceito trazem diversas vantagens para organizações:

Agora, cabe aos gestores de grandes corporações se posicionarem a favor de causas sociais para que a cultura da inclusão e da diversidade se fortaleça ainda mais no mundo corporativo!

 

O Hermann Advogados Associados reconhece a importância de promover diversidade no seu ambiente de trabalho. Nós nos empenhamos em contratar pessoas de origens e backgrounds diferentes e em criar uma consciência inclusiva no nosso escritório.