06 de Novembro de 2019
Conheça o conceito de Accountability no RH
O conceito de accountability da área de Recursos Humanos (RH) vem crescendo nos últimos anos. Profissionais que atuam com gestão de pessoas têm considerado o termo cada vez mais relevante para a consolidação de valores como ética e transparência no mundo do trabalho.
Sem tradução exata para o português, accountability é um termo em inglês que se refere à “qualidade ou estado de responsabilidade; obrigação ou vontade de aceitar a responsabilidade pelas ações de alguém".
Nós preparamos este blog para esclarecer dúvidas sobre os processos da accountability nas empresas: a sua importância para o setor de Recursos Humanos e os principais benefícios de sua aplicação.
O papel da accountability no RH
A accountability está relacionada com os processos de responsabilização, controle, compromisso, transparência e proatividade no quadro de funcionários de uma empresa. Seu principal objetivo é fazer com que todos os setores prestem contas e deleguem as responsabilidades de equipe de maneira clara e ética. Dessa forma, podemos responsabilizar quem comete um erro e recompensar quem desempenha suas tarefas com excelência.
Um dos pilares de uma cultura de trabalho saudável é a prestação de contas. E, como o próprio nome indica, o setor de Recursos Humanos é central na manutenção do bem estar das pessoas de uma organização. É a área com o maior potencial de impacto na vida dos colaboradores: RH está presente desde o momento de sua contratação até a demissão.
A accountability aplicada no RH permite que os profissionais da área sejam proativos na definição das expectativas das equipes em cada setor, no alinhamento de metas individuais e coletivas, no fornecimento de reconhecimento por méritos e feedback e na tomada de medidas quando não se atende às expectativas.
Benefícios da accountability
A cultura de prestação de contas traz diversas vantagens tanto para o empregador, como para os empregados. Quando aplicada adequadamente, a prática produz maior transparência e abertura entre o pessoal. As equipes tornam-se ambientes de confiança para seus membros.
A accountability fortalece as relações nos departamentos, uma vez que ao prestar contas os indivíduos estarão aprimorando a comunicação e o diálogo entre si. Desse modo, esclarecendo o verdadeiro foco das equipes e priorizando o que realmente importa para o alcance de resultados.
A prática de prestação de contas aumenta o pensamento crítico na tomada de decisões. Quando os colaboradores sabem que serão responsabilizados, de forma positiva ou negativa, por seu trabalho, eles se empenham mais em realizar suas atividades com precisão e criticidade.
Com o mundo do trabalho em constante mudança, também é um desafio para a legislação acompanhar essas evoluções. Portanto, auxílio jurídico na área trabalhista torna-se mais do que necessário em face dessa cultura de prestação de contas e responsabilização nas empresas.