20 de Fevereiro de 2019
Employee Experience: entenda o que é e seus benefícios
Você certamente já ouviu falar sobre User Experience (UX), mas é bem provável que tenha escutado bem pouco sobre Employee Experience. O conceito não é tão diferente do experiência do consumidor, mas, obviamente, tem finalidade e aplicação diferentes. Ele se refere a experiência do colaborador no ambiente de trabalho e trata sobre ações realizadas com o objetivo de proporcionar bem-estar, motivação, um real significado ao trabalho e valorização dos membros da organização.
A experiência do empregado, em sua tradução literal, é um método que consiste em uma série de ações pensadas para garantir o melhor ambiente possível para os colaboradores, o que inclui uma liderança inspiradora, uma cultura organizacional com objetivos claros, plano de carreira, opções para o crescimento profissional, entre outros. Entre os benefícios de implementar ações de Employee Experience está a melhora no clima organizacional, maior produtividade, atração de profissionais de alta performance e a retenção de talentos.
O que não é employee experience?
Apesar de remeter a métodos conhecidos, como renovar a área de gestão de pessoas e redecorar os escritórios, o conceito vai muito além disto. O ambiente ao qual a employee experience se refere não é necessariamente o físico, e, sim, uma junção de todos os elementos (sempre tendo a melhor experiência do colaborador em mente).
Além disso, o termo não se resume a quantidade de festas ou encontros promovidos pela companhia. A ideia não é proporcionar momentos de lazer em meio ao trabalho, e, sim, que o próprio período de trabalho seja mais prazeroso. Ele também não pode ser confundido com o treinamento da equipe para representar melhor a empresa, pois seu foco é interno, voltado para vivência diária oferecida aos colaboradores.
Como implementar a employee experience em uma empresa?
1. Realize uma pesquisa de satisfação
Para proporcionar melhorias na experiência dos colaboradores, é necessário entender as suas percepções sobre o ambiente de trabalho, suas necessidades e o que consideram que poderia melhorar seu dia a dia na empresa. Afinal, se o foco do método está neles, nada melhor do que ouvir o que têm a dizer. A maneira mais popular de começar é realizando uma pesquisa com as equipes, o que permite que os gestores conheçam melhor estes aspectos.
2. Analise os dados
Ao compreender os diversos pontos de vista que compõem o ambiente corporativo da sua empresa, torna-se mais fácil definir o que precisa ser alterado. Aspectos como a condução da liderança, possibilidade de crescimento dentro da companhia e o esclarecimento de metas e objetivos dos gestores são, normalmente, alguns dos mais importantes.
3. Crie um plano de ação
Afinal, a parte mais importante do processo é, de fato, aplicar as mudanças que se mostram necessárias. Para isso crie um plano de ação com as medidas que serão tomadas, prazos e responsáveis. Depois disso, é só observar de que maneiras os benefícios serão manifestados no cotidiano corporativo.
4. Mantenha-se aberto a mudanças
Como em todo tipo de processo, nem tudo será acertado de primeira. Por isso, é importante deixar um canal aberto para os colaboradores se manifestarem e realizar pesquisas periódica. Assim, é possível avaliar quais medidas obtiverem ou não sucesso.
5. Aproveite os benefícios!
As estratégias de employee experience ajudam a melhorar as condições para quem já presta serviços para a empresa, fazendo com que os colaboradores se tornem mais engajados, mais produtivos e fiquem por mais tempo na organização. Além disso, se bem sucedida, a implementação desse método irá fazer com que talentos do mercado busquem a sua empresa para trabalhar, além de criar um diferencial na imagem de sua organização.