27 de Março de 2019

Os benefícios que a diversidade gera para as empresas

A diversidade tem sido tema recorrente em debates, principalmente no mercado de trabalho. Segundo estudos, empresas que contratam profissionais de diferentes etnias e culturas acabam tendo maior crescimento e criatividade para pensar em soluções inovadoras. Mas antes de apresentarmos todos os benefícios de ter uma equipe mais representativa, você sabe o que é diversidade?

Socialmente, a diversidade diz respeito à pluralidade de raças, gêneros, deficiências e comportamentos. O Brasil é um exemplo bem consistente para explicarmos essa mistura. Em grandes centros urbanos, podemos ver facilmente a mistura de traços, personalidades e costumes, que vem sofrendo transformações ao longo dos últimos séculos.

Porém, quando falamos de diversidade nas empresas, ainda são poucas as organizações que a incentivam. Em 2016, o Instituto Ethos divulgou uma pesquisa que afirma que 94,2% dos cargos executivos pertencem a brancos, enquanto apenas 4,7% dos cargos desse nível são ocupados por negros. Os índices mostram que a distribuição de vagas é extremamente desproporcional ao perfil dos brasileiros, em sua maioria negros e pardos.

Neste cenário de padronização, as empresas ignoram as vantagens de abrir espaço para perfis diferentes de colaboradores. Assim, os líderes acabam trabalhando com pessoas que possuem visões e trajetórias similares a ele, o que os torna incapazes de enxergar problemas e soluções diferentes e inovadoras.

Isso é um problema, porque, por exemplo, a empresa perde a empatia com seu público ou não consegue ver novas oportunidades e setores de atuação. Com isso, a implementação de uma política de diversidade abastece sua empresa de ideias, crenças e novas possibilidades de melhorar.

Agora que você já conhece os benefícios que a diversidade gera, é hora de dar os primeiros passos para construir uma equipe mais plural. Caso a empresa esteja cogitando abrir um processo de seleção, coloque como meta a contratação de pessoas com um perfil diferente dos seus colaboradores atuais.

É possível que seja necessária alguma adaptação, pois não dá para entrevistar uma pessoa surda sem a presença de um intérprete de libras, por exemplo. Além disso, é preciso planejar uma forma de receber esses novos colaboradores para que sejam bem recepcionados e consigam se adaptar à organização.

É importante que a diversidade seja implementada de uma forma ampla na empresa, passando por respeitar a individualidade de cada um e abrindo a possibilidade desses profissionais exercerem cargos de liderança. A diversidade não é apenas sobre incluir novas pessoas no quadro da equipe. A empresa precisa oferecer espaços de crescimento, interação e expressividade.

Os resultados só serão visíveis quando houver uma relação de confiança entre seus colaboradores. Independente das diferenças, formar uma equipe forte e capacitada é um dos estágios que garantem o sucesso da organização.