13 de Março de 2019

RH Estratégico: como realizar contratações mais assertivas

Para que sua companhia se destaque entre a concorrência, é preciso contar com a melhor equipe possível, sendo necessário pensar em estratégias para atrair, selecionar e reter colaboradores. Para isso, surge o conceito de RH Estratégico, que procura, dentre outros fatores, repensar os processos de contratação e selecionar as pessoas que mais combinem com o perfil das empresas.

O que é um RH estratégico?
A maior diferença do RH estratégico para o “normal” é que ele enxerga os profissionais de maneira estratégica - como se fossem peças de um quebra-cabeça que compõem o cenário mais abrangente da empresa - buscando potencializar o crescimento do negócio e de seus talentos. Isso exige que cada processo, como uma nova contratação, seja pensado e planejado para oferecer os melhores benefícios para o empreendimento. Além disso, ele busca sempre melhorar sua eficiência, seja através da revisão de práticas do setor ou com a inclusão de novas tecnologias que facilitem o trabalho.

Como um RH estratégico realiza contratações mais assertivas
O processo de contratação de um novo colaborador em um RH Estratégico começa pela análise e definição de qual é o perfil e as competências que um novo membro da equipe precisa ter para que os resultados almejados sejam alcançados. Assim, deve-se analisar as forças e fraquezas do setor que tem a vaga aberta, verificar quais são os outros profissionais que o compõe e quais são os papéis (formais e informais) exercidos por seus membros.

Depois disso, a tecnologia entra em cena. Com o perfil definido é possível utilizar softwares que consigam analisar os candidatos a vaga com as necessidades que a empresa tem. Esse processo leva o nome de People Analytics e consiste no cruzamento de informações sobre os colaboradores da empresa, dos que estão pleiteando a vaga e das características que foram definidas como necessárias.

Além disso, é possível utilizar sites como o LinkedIn ou de bancos de empregos para fazer uma busca ativa de candidatos que se encaixem no perfil almejado. Pode não parecer muito, mas a utilização da tecnologia facilita muito o trabalho do RH e o torna muito mais assertivo, sendo necessário entrevistar menos pessoas e, consequentemente, reduzindo os custos com os processo de seleção e recrutamento.

Além dessa mudança na forma de buscar novos colaboradores, o RH estratégico também melhora as contratações realizadas pela empresa, pois também tem como foco construir uma imagem positiva da organização no mercado de trabalho desenvolvendo estratégias de atração de talentos. Ou seja, a partir da divulgação das ações que desenvolve para melhorar o clima organizacional, manter os colaboradores engajados e proporcionar o desenvolvimento dos talentos que já estão dentro da empresa - medidas imprescindíveis em um RH estratégico - ele começa a atrair pessoas interessadas em trabalhar em um ambiente com essas características. Assim, a tendência é que profissionais mais qualificados e talentosos passem a se interessar em se tornar um colaborador.